domingo, 5 de junho de 2011

Comunicação no Call Center do UNI-BH

A entrevista foi realizada pela estudante de administração Fabiola Souza no dia 23 de maio de 2011, no Centro Universitário de Belo Horizonte ( UNI BH ), com o líder do Call Center Romeu Santiago.

1 - Qual a diferença entre comunicação empresarial e comunicação  organizacional ?   

A comunicação empresarial é a forma com a qual a empresa se relaciona, se mostra e cria sua imagem junto ao público externo (mercado, parceiros, imprensa, etc) e a Comunicação Organizacional é a forma com a qual a empresa se relaciona com seu público interno (colaboradores, prestadores de serviço, etc).


2 - A empresa tem uma area especifica com um profissional  de comunicação? Ou o trabalho é desenvolvido pelo RH? Como aconteceu?

 Existem na empresas ambas as figuras. Temos especialistas focados na parte de comunicação para o público e mídias externas e para o público interno, o responsável por toda a comunicação é o um setor chamado específico que articula toda a parte de comunicação interna.

3 - Como funciona o sistema de comunicação interno e como é feito sua interface com o RH?

 Na verdade, é o setor de RH o responsável pela gestão do sistema de comunicação interna, além disto, quando o tipo de comunicação não é algo "Institucional" (entenda-se: "que não seja necessário comunicar toda a empresa"), temos ferramentas de comunicação intra setoriais, como ramal, msn corporativo, etc. Fora isto, o RH media toda a comunicação com os colaboradores e esta relação é bilateral, o colaborador também tem total abertura e acesso ao RH, seja para tirar dúvidas, se esclarecer, etc.

4 - Quais canais são mais utilizados na CI dentro da organização ? Quais são os mais eficazes?

Um dos canais mais utilizados é o e-mail, que na verdade, é disparado tendo como modelo, um e-mail mkt institucional, como chamadas e formato focado no funcionário, porém, contamos com outras formas de comunicação, como cartazes, flyers, etc. O e-mail ainda se mostra efetivo, porém, é sabido que o melhor canal ainda é o contato pessoal.

5 - A empresa desenvolve motivação e estímulos para os colaboradores ? Como é feita a motivação?            

 Sim. Desenvolvemos várias práticas como premiações, bonificações e incentivos, e, além dos investimentos financeiros, a empresa também valoriza o potencial intelectual, conferindo bolsas de estudos em Graduação, Pós Graduação, cursos de extensão, etc.

6 - Os colaboradores ficam sabendo o que acontece na empresa? Possui feedback?

 Sim, os responsáveis pela comunicação interna enviam informativos constantes do que está acontecendo na empresa, desde negociações à oportunidades internas (vagas, promoções, etc.). Quanto ao feedback, as técnicas hoje empregadas, estão em processo de constante melhoria e avanço, pois antes, não era uma prática muito comum.

7 - Quando  a pessoa é contratada elas conhecem o processo da organização?

 Em geral, o processo da organização é passado, porém, de forma pouco abrangente e clara. Muitas coisas são descobertas no dia a dia e à medida que a pessoa começa a se envolver com os mesmos.

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