quarta-feira, 8 de junho de 2011

Mudanças na estrutura interna da Renault

Por Igor Campos



A Renault está no Brasil a cerca de onze anos. Após encontrar alguns problemas em alcançar os resultados desejados nos seus dez primeiros anos, a empresa precisou adotar uma mudança estratégica na gestão.

Foram divulgado a todos os colaboradores as metas a serem cumpridas até determinado período. Essa medida gerou uma integração maior tanto entre a empresa e os funcionários, quanto entre os próprios colaboradores. Com todos do Grupo Renault cientes das espectativas, em termos de lucratividade, volume de vendas e qualidade, tornou-se mais fácil o desenvolvimento de um trabalho em equipe rumo rumo à um objetivo comum a todos.


Foi criada uma equipe denominada de Gestão da Mudança, que traçaram as estratégias para conduzir as transformações. Esta equipe determinou novos critérios homogêneos para a promoção de profissionais que ocupariam funções de gestores. A criação dessas regras permitiu a todos os colaboradores saberem quais competências necessárias e podiam se preparar para tornarem-se gerentes.

Isso permitiu a elaboração de planos de desenvolvimento, além de minimizar possívies problemas com promoções consideradas injustas.

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