quarta-feira, 8 de junho de 2011

Papo Serio sobre Sustentabilidade

Por Christiany Ribeiro e Guilherme Rufino


O que acontece no mundo da comunicação de produtos sustentáveis é algo mais ou menos assim: uma empresa utiliza uma embalagem sustentável, se posiciona como tal por isso, mas esconde que a própria produção do produto é danosa ao meio ambiente. Ou então diz que o produto não é testado em animais ou é ecoeficiente e não apresenta qualquer certificação disso. Ou então aquela linda frase: empresa amiga do meio ambiente. Ok, mas o que ela faz de bom para ser amiga dele?!
Um caso sobre isso é a Bom Bril, a empresa aproveito que seu produto a lã de aço “enferruja, vira pó e some” para falar disso em umas de suas propagandas da Bombril eco. Um propaganda interessante e bastante curiosa, como falar que Bom Bril é ecologicamente correto se na sua produção é  utilizada o minério de ferro e carbono que são recursos naturais não renováveis uma vez gastos não se recompõe mais.
É fácil uma empresa falar que é ecológica em uma propaganda, pois não se mostra como o produto é feito e nem a matéria prima que é utilizada nela. E alem de tudo a Bom Bril também fabrica esponjas sintéticas a qual a empresa mesmo fala que seu outro produto é “biodesagrádaveis”. Isso tudo é apenas uma jogada de marketing para induzir o consumidor a comprar o produto achando que estará fazendo o bem para natureza. A empresa realmente investe em embalagens plásticas recicláveis, mas isso não faz com que ela seja ecologicamente correta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário